Contato

https://www.facebook.com/luiz.tananduba

segunda-feira, 23 de maio de 2011

JORNAL O NORTE PB


NOTÍCIA

Alexandre Filho e Luiz Tanamduba expõem na Galeria Gamela

Terça, 08 de Abril de 2008 08h38

Um mergulho em cores intensas e num regionalismo otimista. Esta é a sensação passada pelos artistas plásticos Alexandre Filho e Luiz Tananduba com a mostra coletiva Sítios Imaginários, que teve início nesta segunda-feira, dia 7, e termina no próximo dia 30 na Galeria Gamela, no Centro da Capital.

A exposição reúne os 16 quadros mais representativos da carreira dos pintores, que refletem a produção Naif do Estado.
A idéia da mostra, segundo Roseli Garcia, uma das marchands da galeria, já existia há algum tempo, pois os artistas tinham sido convidados para exporem anteriormente, mas a recente participação na Bienal de Naifs no Sesc São Paulo, na qual Alexandre e Tananduba participaram numa sala especial.
"Já que representamos nosso trabalho juntos lá fora, decidimos mostrar aqui", assinalou Tananduba, destacando a variação a diversidade de produção das obras dos artistas dentro de um mesmo estilo como uma forma de perceber a abrangência dos Naifs no Estado.

"Dois artistas do mesmo gênero, mas de estilos diferentes, possibilitam uma leitura mais dinâmica da produção, principalmente se as obras são representativas. São dois segmentos de linguagem, mostrando conotações variadas de pintura", assinalou Luiz.
Com mais de 85 exposições coletivas e individuais, 15 delas fora do Brasil, Alexandre Filho é o nome mais significativo da pintura Naif da Paraíba. Seus quadros ilustram exposições permanentes em 8 museus no Brasil e no mundo e é citado 21 livros catálogos, cinco deles internacionais, distribuídos por mais de 35 países.
Segundo o próprio autor, a temática de seus quadros é eclética e universal. "Eu não escolho o ambiente ou personagens, a pintura sai da inspiração do momento", destacou Alexandre. As obras o pintor possuem um notável simbolismo da imagem, sem que se possa perceber a origem do local ou a ambientação específica.
Apesar de possuir um estilo diferenciado de Alexandre, Luiz Tananduba vem despontando como um dos Naifs mais lembrados do Estado. O quotidiano da vida interiorana representado de uma forma que foge ao convencional, colheitas fecundas, cheia de vida e com uma vegetação profusa, numa idealização da realidade incomum para a região.

O artista revela que procurar retratar em seus quadros situações específicas que refletem sua subjetividade. Luiz começou a pintar em 1985, mas apenas em 1990 decidiu participar de exposições, acumulando 39 mostras coletivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário