Contato

https://www.facebook.com/luiz.tananduba

sábado, 9 de abril de 2011

JORNAL O NORTE. PB


NOTÍCIA

Luiz Tananduba participa da coletiva "Olhar Ensolarado"

Terça, 21 de Outubro de 2008 10h12

O artista plástico paraibano Luiz Tananduba registrou um importante marco em sua carreira ao ter cinco de seus trabalhos selecionados para a exposição "Olhar Ensolarado", que ora acontece na Galeria Pontes, em São Paulo (SP), sob a curadoria do crítico de arte Fábio Magalhães.
"Nós que trabalhos com a chamada arte naïf ficamos felizes quando temos o nosso talento reconhecido por um estudioso das artes visuais do porte de Fábio Magalhães, e de uma galeria de alto conceito, como é a Pontes", comemorou o artista.
No encarte de "Olhar Ensolarado", Fábio Magalhães destaca que a arte que os eruditos chamam de popular é bela porque é, simplesmente, isso. Segundo ele, "a criatividade no meio popular é sempre o resultado de um saber fazer. "Muitas vezes - prossegue o crítico -, de um primoroso saber fazer. O autor expressa com orgulho o seu ofício. Mas o artista sabe que a obra não é apenas o resultado da sua capacidade peculiar de trabalhar os materiais, é preciso, com eles, desenvolver a sua fantasia.
Diz ainda Fábio Magalhães, que, criar, para o homem do povo, é celebrar a vida e o mundo e, ao mesmo tempo, é um modo de reinventá-los. "O caráter celebrativo, de festa, é predominante na expressão popular, exalta os valores culturais do seu meio social, estabelece uma íntima relação entre o real e o fantástico, entre o concreto e o simbólico. Celebrar é participar de modo íntimo, integrado aos acontecimentos", ressalta.
Além de Luiz Tananduba, outros dois artistas paraibanos - Tota e Alexandre Filho, além do pernambucano radicado na Paraíba Miguel dos Santos - participam da mostra "Olhar Ensolarado". Outras regiões do país estão representadas por GTO, Antônio Poteiro, Antônio Julião, Manuel Eudócio, Total e Waldomiro de Deus, entre outros.
A Galeria Pontes, recém inaugurada na capital paulista, dedica-se exclusivamente à arte popular. "É o resultado do olhar amoroso, ensolarado de Edna Matosinho de Pontes que percorreu todo o Brasil à procura de peças que expressassem com inventividade a magia do povo brasileiro e a força da nossa natureza", comenta Fábio Magalhães. "Na escolha dos artistas e das peças, Edna deixou a paixão no comando, mas procurou sempre o horizonte da autêntica criatividade", completa o crítico.


Comente esta notícia





Caracteres restantes: 400


Comentários


    Foto: Divulgação
    Artista plástico Luiz Tananduba

    || MATÉRIAS RELACIONADAS

     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário